Doutorada em História das Ideias Políticas (Torino, 2005), professora associada em Filosofia Política (ASN 2017) e co-fundadora da InteRGRace – Grupo de investigação interdisciplinar sobre Raça e Racismos.
É pioneira nos Estudos Críticos sobre branquitude na Itália, ativista e académica anti-racista e feminista e desconstrutora transnacional de arquivos visuais pós-coloniais sobre monstruosidade.
Entre as suas publicações, encontram-se: as monografias Race, Nation, and Gender in Modern Italy. Intersectional Representations in Visual Culture (Palgrave Macmillan, 2018),Zombie, alieni e mutanti. Le paure dall’11 settembre ai giorni nostri (Le Monnier 2016), Bianco e nero. Storia dell'identità razziale degli italiani , em co-autoria com dr Cristina Lombardi-Diop (Le Monnier, 2013) `{`Primeiro prémio em 2014 da categoria século XX-XXI da Associação Americana de Estudos Italianos`}`, e Monsters, Catastrophes and the Anthropocene: A Postcolonial Critique (Routledge, 2020).
Nos últimos quinze anos tem trabalhado em vários projetos na área das Relações Internacionais, com destaque para os Estudos para a Paz. Além da Guiné-Bissau e de El Salvador, onde tem concentrado a maioria da sua investigação, também participou em estudos em Portugal e em Moçambique. Adicionalmente, colaborou com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos e formação que visa compreender e reduzir múltiplas expressões de violência. Atualmente, está a trabalhar sobre memória intergeracional das lutas de libertação na Guiné-Bissau e nas experiências e representações da participação feminina em atos de violência política.
Doutorada em Estudos Culturais, pela Universidade do Minho, com a tese Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique. Tem como principais interesses de investigação racismo, identidade social, representações sociais e memória cultural no cinema, numa perspetiva pós-colonial e interseccional. Sobre estes temas, tem divulgado trabalho em publicações nacionais e internacionais. Foi investigadora do projeto À Margem do Cinema Português: estudo sobre o cinema afrodescendente produzido em Portugal. É investigadora integrada do CECS/UM e, no momento presente, parte da equipa do projeto Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?. Enquanto membro da SOPCOM é coordenadora do GT de Cultura Visual e da revista Vista. É membro do NARP – Núcleo Antirracista do Porto.
Ao longo dos últimos doze anos tem participado em vários projetos de investigação na área dos Estudos para a Paz e Estudos sobre segurança. Os seus atuais interesses de investigação centram-se no Feminismo e Relações Internacionais/Estudos sobre Segurança; tropos racializados e de género na representação mediática e política de migrantes, refugiados e “Outros internos”; violência, género e armas de pequeno porte; e a agenda Mulheres, Paz e Segurança. É membro das redes internacionais International Action on Small Arms (IANSA - Rede de Mulheres da IANSA) e da Global Alliance on Armed Violence (grupo de trabalho sobre Género e Violência Armada).
Desde 2008, tem desenvolvido investigação sobre media e intervencionismo global; media e processos de securitização; media e políticas externas; internet e tecnopolítica; e media e masculinidades. É doutorada em Política Internacional e Resolução de conflitos pela Universidade de Coimbra e tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação, pelo ISCTE-IUL.
Anteriormente, foi professora auxiliar convidada em Relações Internacionais na Faculdade de Economia/UC (2016-2019), investigadora em pós-doutoramento do OBSERVARE / UAL (2015/2016) e do CES/UC (2015), e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Foi ainda investigadora visitante do Flemish Peace Institute e investigadora Marie Curie na Universidade de Utrecht. Foi co-coordenadora e co-editora do boletim on-line P@x (NHUMEP/CES), esteve envolvida em várias redes internacionais, movimentos sociais e realizou estudos para think tanks e agências de desenvolvimento internacionais, como o NOREF, UKAID, Palladium, e Promundo-EUA.
CONSULTORAS/ES
INVESTIGADORAS/ES ASSOCIADAS/OS
Atualmente é colaboradora da rede internacional de pesquisa Compolíticas pelo projeto Cibermov - Ciberativismo, Cidadania Digital e Novos Movimentos Urbanos e membro da “Societá italiana delle Storiche” - Sociedade Italiana das Historiadoras.
Foi Visiting Research Fellow do Departamento de Ciência Política/Watson Institute for International and Public Affairs da Brown University (2010) e Visiting Student Researcher no Centro de Estudos Africanos na Universidade da California, Berkeley (2014-2015).
É editora-chefe da Revista Cadernos de Relações Internacionais, membro da International Studies Association (ISA) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos de género e segurança; abuso e exploração sexual em operações de paz; violência sexual como arma de guerra; agenda Mulheres, Paz e Segurança; identidade/diferença; migrantes, refugiados e deslocados forçados; justiça de transição; políticas de memorialização e memória transgeracional; afeto e emoções nas Relações Internacionais; storytelling e autoetnografia; Assemblage theory e Actor-Network theory (ANT).